top of page

Perguntas e Respostas

 

 

 

 

 

 

Abaixo estão as respostas para algumas perguntas que comumente recebemos de inquiridores. Esperemos que estas respostas possam ajudá-lo a descobrir mais sobre o que é uma Ordem Religiosa contemporânea, e como a vida em tal Ordem pode trazer grande Alegria e Benefício Espiritual, através de um compromisso mais profundo com o Senhor e para servir ao povo de Deus.

COMO SE DEFINE UMA VIDA RELIGIOSA?

 

Em essência, é a vocação de dedicar sua vida totalmente a Deus. Nossa Ordem define uma "vida religiosa" como um compromisso com Cristo e nossos companheiros seres humanos, vivido de maneira disciplinada, de acordo com o Evangelho e os ensinamentos espirituais de São Francisco de Assis, como uma testemunha para a Igreja Anglicana Tradicional do Brasil. Observamos A Liturgia Diária, a Eucaristia semanal, e defendemos os votos de nossa Ordem: Pobreza, Castidade e Obediência. Acreditamos que cada um de nós é chamado a desenvolver sua vocação em um ambiente de oração e inspirado pelo Espírito Santo, em direção ao amor e melhoria de todo o povo de Deus.

 

O que é a vida religiosa dentro do OSF?

 

COMO UMA EXPRESSÃO CONTEMPORÂNEA DE VIDA FRANCISCANA, QUE VARIA DE IRMÃO PARA IRMÃO, MAS TAMBÉM TEM MUITOS PONTOS EM COMUM.  PELA MANHÃ, MEIO-DIA, E ORAÇÃO DA NOITE (A LITURGIA DIÁRIA), E UM COMPROMISSO COM A TEOLOGIA ANGLICANA, MUITOS IRMÃOS TRANQUILAMENTE ENCONTRAR O SEU NICHO DE ATUAÇÃO EM SUAS PARÓQUIAS E COMUNIDADES, VIVENDO SEUS VÁRIOS CHAMADOS PARA O MELHORA DE SUAS HABILIDADES.  ESSES PAPÉIS VARIAM DE VISITAÇÃO DOS DOENTES À ASSISTÊNCIA OU A REALIZAÇÃO DE UM SERVIÇO NA IGREJA, PARA ALIMENTAR OS FAMINTOS, E MUITO MAIS. VEMOS UMA NECESSIDADE E NÓS SE COLOCAMOS A DISPOSIÇÃO, SEMPRE COM UM OLHAR PARA VER E SERVIR A CRISTO EM TODOS OS SERES HUMANOS, INCLUINDO OS POBRES, OS DOENTES E OS MARGINALIZADOS.
 
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE UM MONGE E UM FRADE?

Nossas vidas como frades são diferentes da percepção predominante de uma vida religiosa, ou o que a televisão e os filmes nos apresenta.  Nós não vivemos em silêncio em um mosteiro de pedra situado na encosta de uma montanha; nós somos frades, e não monges. Frades vivem e trabalham fora, no mundo, demonstrando o amor de Deus de uma forma visível e tangível. Um monge é um membro de uma ordem monástica: eles residem em um mosteiro, tem uma comunidade em que vivem, e são fechados, o que significa que eles são separados do mundo. Frades, por outro lado, são ativos no mundo e comprometidos com a vivência do Evangelho dentro dele (ser "no mundo, mas não dele"). Além disso, somos considerados 'contemporâneos.

 

Quais são as partes da minha vida vai mudar como membro do OSF?

 

A vida de um frade não é um caminho fácil. São muitos os desafios, mas também muitas recompensas. Você vai ter expectativas colocadas em cima de você por outros. Você vai ganhar novos amigos, e você pode perder outros. Seu estilo de vida irá, naturalmente, mudar com a tomada dos votos religiosos e um compromisso de viver uma vida espiritual no dia-a-dia. Seus valores vão se intensificar, suas experiências religiosas vai ser aprofundar, e seu amor para com seus companheiros seres humanos vai crescer de maneira que você não pode imaginar.

 

Quais são os requisitos para os homens que são chamados a esta vida?

 

Os dois primeiros requisitos são: 1) ser batizado e um membro em boa posição de uma Igreja dentro da Igreja Anglicana Tradicional do Brasil; 2) obter uma carta de apresentação de seu pároco.  A maioria dos membros começar como aspirante. Este é um tempo de discernimento tanto para o membro aspirante como para a Ordem.

 

Preciso ser um Anglicano Tradicional para se tornar um membro desta Ordem?

 

Você precisa ser tanto batizado e um membro em boa posição em sua paróquia dentro da Igreja Anglicana Tradicional. 

 

Você vive em um convento?

 

Onde nós estamos esse é nosso convento. Vivemos geograficamente dispersos para servir tantas pessoas quanto possível, como nosso Bendito Pai Francisco queria. Felizmente, o mundo de hoje nos permite comunicar-se quase instantaneamente, seja por e-mail, fóruns na web, ou telefones celulares, por isso, ficamos em contato uns com os outros com muita frequência. Alguns irmãos são separados por longas distâncias, outras por apenas uma curta distância geográfica.

 

E se eu sou casado; tenho uma relação de compromisso de longo prazo; ou tenho filhos crianças?

 

Meus Parabéns! Relacionamentos amorosos são o centro dos ensinamentos de Cristo e isso é uma coisa que as nossas raízes anglicanas abraçar fortemente. Sacerdotes na Comunhão Anglicana Tradicional podem se casar, e podem ser um de nossos frades; Apesar de encontrar o equilíbrio nesta forma de vida religiosa pode ser um desafio de muitas maneiras. O cônjuge é levado a uma vida que eles sabem que você está procurando, ainda não podem compreender totalmente. Compromissos de tempo, experiências de ambos profundamente emocionais expectativas boas e más e imprevistos exigirão uma forte, compreensão e um relacionamento firme no amor e na compreensão. Como para as crianças, é evidente que eles são sua maior alegria e responsabilidade. Garantindo que eles possam ser saudáveis, e educados que vivam felizes, e obviamente, dentro dos valores da Ordem.

 

Existe um limite de idade para a adesão?

 

Não. Se você for chamado, você é chamado.  O Senhor chama as pessoas em momentos diferentes em suas vidas.

 

E a minha educação secular e religiosa?

 

A vocação religiosa não é impulsionada pela mente; isso é um assunto da alma. O seu nível de educação tem muito pouco a ver com a seu chamado para a vida religiosa. Os níveis de ensino na Ordem vão do ensino básico até os graus teológicos.

 

Vocês têm empregos regulares?

 

A maioria de nós, sim, a fim de apoiar os nossos ministérios e os ministérios de nossos irmãos. São Francisco queria que seus irmãos ganhassem o seu sustento fazendo um trabalho honesto para mantém suas necessidades básicas.

 

Como os irmãos estando espalhados, podem adorar juntos em comunidade?

 

Os irmãos, cada um tem um altar pessoal em sua residência. O tamanho e a colocação deste altar ficam a critério de cada irmão. Este altar casa é vital para a vida religiosa, pois proporciona foco e ajuda na disciplina religiosa. Irmãos que vivem próximos às vezes compartilham a adoração nos cultos da igreja, e a convocação anual é um momento de se reunir para o culto em comunidade com todos os irmãos. 

 

São os irmãos da Ordem de São Francisco considerados ministros / sacerdotes?

 

Sacerdotes podem ser frades mais frades não tem que ser sacerdotes. Tomamos votos que estão separados dos votos às Ordens Sacras que os padres tomar. São Francisco se recusou a ordem do sacerdócio; Ainda, para o fim de sua vida, ele foi ordenado diácono. Nós geralmente não somos padres ou diáconos, mas pode ser que tenha um chamado de Deus.

 

Vou usar o meu hábito o tempo todo?

 

Para aqueles que foram investidos com o hábito (ou seja, Noviços e acima), o hábito deve ser usado em todos os serviços oficiais da Igreja e da Ordem, e na realização de qualquer tipo de ministério oficial. Em outras vezes, um irmão pode usar somente a cruz Tau, que lhe é apresentado no tempo de sua introdução a Ordem.

 

E sobre a pobreza, castidade e obediência?

 

Este é o grande problema! Vamos mergulhar nesses temas:

 

Pobreza é comumente visto como falta a quantidade socialmente aceitável de dinheiro ou bens. Para nós, como frades franciscanos, este voto é sobre a pobreza intencional e simplicidade de vida, destinada a introduzir em primeiro lugar, o nosso foco em Deus. Os Irmãos da OSF escolhem diferentes graus de existência ascética e expressam este voto em uma variedade de formas, como viver em espaços pequenos e cuidando apenas para as suas necessidades básicas, mantendo nada mais do que o que é realmente necessário para viver e realizar seus ministérios em uma base diária e cultivar a disciplina de considerar nada como sua de próprio. 

 

A castidade é um voto que traz temperança sexual. Irmãos na Ordem podem ser celibatários, ou casados / suas parcerias são estritamente monogâmicas. A Ordem espera relacionamentos românticos a caracterizar-se pela fidelidade, monogamia, carinho e respeito mútuo; comunicação honesta e com cuidado; e o amor santo, que permite que aqueles em tais relações possam ver no outro a imagem de Deus. Denunciamos a promiscuidade, exploração e abusividade em todas as suas formas. A Ordem pretende dar atenção especial estes valores.

 

Obediência é obediência à vontade de Deus e do Evangelho de Jesus Cristo, e submeter-se a solicitações feitas pelo Ministro Geral, os preceitos da Ordem e da Igreja: uma disciplina que permite cultivar a humildade.

 

 

© 2023 by Frades Franciscanos Anglicanos 2014

bottom of page